domingo, 16 de agosto de 2009

UMBANDA – RELIGIÃO BRASILEIRA


A Umbanda é uma religião brasileira, fundada em 15 de novembro de 1908, e fundamentada em 3 pilares que são sua base de sustentação: O AMOR, A CARIDADE E A HUMILDADE. Admite um Deus Único OLORUM, que é o Criador de Tudo e Todos. Seus adeptos (chamados também de “filhos de fé”) reverenciam entidades superiores denominados ORIXÁS, sendo o principal OXALÁ.A Umbanda é genuinamente brasileira. A Prática da Umbanda nada tem a ver com o Candomblé ou com a Kiumbanda. Trata-se de uma religião que trabalha diretamente com entidades do Plano Astral ou com seres da natureza (os elementais) e utiliza a mecânica da incorporação para trabalhar as necessidades emergenciais do homem, trazendo a força e a sabedoria dos mestres da Aruanda para a cura e a energização do campo astral humano, com a atuação nos centros de força dos corpos e nos campos energéticos das pessoas que “...vêm em busca de socorro, alívio e cura para suas dores morais e físicas”, e também traz muito ensinamento das verdades da espiritualidade maior.
A Umbanda nasceu no Rio de Janeiro, através do médium Zélio Fernandino de Moraes que trabalhava na Federação Espírita daquele Estado. Em determinado momento incorporou o Caboclo das 7 Encruzilhadas, e os outros médiuns presentes hostilizaram a entidade que afirmou que estava vindo naquele momento para oficializar uma nova religião que se chamaria Umbanda (para todas as bandas), ou seja, “para todos”, onde não existiria nenhum tipo de discriminação e onde todos seriam bem vindos.A partir daquele momento foi fundado o 1° terreiro de Umbanda, denominado “Centro de Umbanda Nossa Senhora da Piedade”, em homenagem a Maria, mãe de Jesus.Hoje temos várias religiões com o nome “Umbanda” ( Linhas Doutrinárias ) que guardam raízes muito fortes das bases iniciais, e outras, que absorveram características de outras religiões, mas que mantém a mesma essência nos objetivos de prestar a caridade, com humildade, respeito e fé.Alguns exemplos dessas ramificações são:• Umbanda Popular - Que era praticada antes de Zélio e conhecida como Macumbas ou Candomblés de Caboclos; onde podemos encontrar um forte sincretismo - Santos Católicos associados aos Orixás Africanos; • Umbanda Tradicional - Oriunda de Zélio Fernandino de Moraes; • Umbanda Branca e/ou de Mesa - Nesse tipo de Umbanda, em grande parte, não encontramos elementos Africanos - Orixás -, nem o trabalho dos Exus e Pomba-Giras, ou a utilização de elementos como ata¬baques, fumo, imagens e bebidas. Es¬sa linha doutrinária se prende mais ao trabalho de guias como caboclos, pretos-velhos e crianças. Também podemos encontrar a utilização de livros espíritas como fonte doutrinária; • Umbanda Omolokô - Trazida da África pelo Tatá Trancredo da Silva Pinto. Onde encontramos um misto entre o culto dos Orixás e o trabalho direcionado dos Guias; • Umbanda Trançada ou Umbandomblé - Onde existe uma diferenciação entre Um¬banda e Candomblé, mas o mesmo sacerdote ora vira para a Umbanda, ora vira para o candomblé em sessões diferenciadas. Não é feito tudo ao mesmo tempo. As sessões são feitas em dias e horários diferentes; • Umbanda Esotérica - É diferenciada entre alguns segmentos oriundos de Oliveira Magno, Emanuel Zespo e o W. W. da Matta (Mestre Yapacany), em que intitulam a Umbanda como a Aumbhandan: “conjunto de leis divinas”; • Umbanda Iniciática - É derivada da Umbanda Esotérica e foi fundamentada pelo Mestre Rivas Neto (Escola de Síntese conduzida por Yamu¬nisiddha Arhapiagha), onde há a busca de uma convergência doutrinária (sete ritos), e o alcance do Ombhan¬dhum, o Ponto de Convergência e Síntese. Existe uma grande influência Oriental, principalmente em termos de mantras indianos e utilização do sânscrito; • Umbanda de Caboclo - influência da cultura indígena brasileira com seu foco principal nos guias conhecidos como “Caboclos”; • Umbanda de pretos-velhos - influência da cultura Africana, onde podemos encontrar elementos sincré¬ticos, o culto aos Orixás, e onde o comando é feito pelos pretos-velhos; Outras formas existem, mas não têm uma denominação apropriada. Se diferenciam das outras formas de Umbanda por diversos aspectos peculiares, mas que ainda não foram classificadas com um adjetivo apropriado para ser colocado depois da palavra Umbanda. SACRIFÍCIO DE ANIMAISA Umbanda não recorre aos sacrifícios de animais para assentamento de Orixás, e não tem nessa prática legítima do Candomblé um dos seus recursos ofertatórios às divindades, pois recorre às oferendas de flores, frutos, alimentos e velas quando as reverencia. A fé é o principal fundamento religioso da Umbanda e suas práticas ofertatórias isentas de sacrifícios de animais, é uma reverência aos Orixás e aos Guias Espirituais recomendando-as aos seus fiéis, pois são mecanismos estimula¬dores do respeito e união religiosa com as divindades e os espíritos da natureza ou que se servem dela para auxiliarem os encarnados. REFERÊNCIASAfricanas, Indígenas, Européias e Indianas. A Umbanda é uma junção de elementos Africanos (Orixás e culto aos antepassados), Indígenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), Brancos (o europeu que trouxe seus Santos e a doutrina cristã que foram sincretizados pelos Negros Africanos) e de uma doutrina Indiana de reencarnação, Kharma e Dharma, associada a concepção de espírito empregada nas três Raças que se fundiram (Negro, Branco e Índio).A Umbanda prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, a natureza e a Deus. Respeitando todas as manifestações de fé, independentes da religião.A máxima dentro da Umbanda é “Dê de graça, o que de graça recebestes: com amor, humildade, caridade e fé.Zâmbi, Olorum ou simplesmente Deus - Em sua benevolência e em sua força emanada através dos Orixás e dos Guias, auxiliando os homens em sua caminhada para a elevação espiritual e social. Infelizmente deve-se aos limites da linguagem humana a falta de precisão em conceituar o que seria Deus. Isto por que uma das características da Divindade Suprema é ser Infinito, sem medidas, o que remete apenas conhecer parcialmente sua “Natureza”.Mormente, cabe ao homem a aventura de tentar decifrar a “Divindade”, pela fé, pelo amor e pela razão e é sobre esta Grande Aventura Humana é que pretendemos falar.Pai Ronaldo Linares, que conheceu pessoalmente Zélio de Moraes, diz que, após passar por vários tratamentos, entre eles o exorcismo, a fim de curar seus “ataques” (manifestações espíritas invo¬luntárias), Zélio, então com 17 anos, foi encaminhado à Federação Kardecista de Niterói – RJ, onde residia em 15 de novembro de 1.908.Durante o trabalho, Zélio teve um daqueles “ataques” e então manifestou-se no jovem o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS dizendo: “não haverá caminhos fechados para mim, venho trazer a Um¬banda, religião que harmonizará as famílias e que perdurará até o final dos séculos.” - Que assim seja, Axé!FAÇA UM TESTE - Você realmente ama a Umbanda?-Se você é um médium que ao terminar os trabalhos SENTE UMA ALEGRIA ENORME, sem se importar se trabalhou incorporado ou se “apenas” ajudou na organização da casa.-Se você sente-se HONRADO por poder sentir a presença dos maravilhosos Pretos Velhos, onde só eles com sua grande humildade e sabedoria consegue recolher as lágrimas mais profundas de nossos irmãos, ou dos Caboclos onde emprestamos nossos braços para eles poderem abraçar nossos irmãos e assim torná-los fortes e guerreiros ou até de poder sentir o Senhor Ogum “REI DAS DEMANDAS” e segurar sua Espada da Lei em nossas mãos.-Se você esforça-se para SUA REFORMA ÍNTIMA antes de exigí-la dos outros.-Se você ACREDITA no MERECIMENTO (não em milagres), na LEI, na JUSTIÇA, no CARMA, na REENCARNAÇÃO, na NATUREZA como sendo a nossa força e o nosso Axé.- Se você acredita ser responsável pelos trabalhos realizados pelos Guias Espirituais, diante de sua condição de intermediar o plano superior e busca o seu CONHECIMENTO.- Se você entende a Umbanda como religião, com fundamentos, liturgias e doutrinas próprias e trabalha pela evolução e conscien¬tização da “Religião Umbanda” diante de toda a sociedade, mostrando como a Umbanda é linda, simples e poderosa.
ENTÃO REALMENTE VOCÊ AMA A UMBANDA, AFINAL NÃO SE PODE AMAR AQUILO QUE NÃO SE CONHECE OU QUE SE ENVERGONHAMas se tudo isso e os FUNDAMENTOS DA UMBANDA servem para trazer DISCÓRDIA, DESÂNIMO, PESO, DÚVIDA, CANSAÇO, OBRIGAÇÃO... ENTÃO, REAVALIE SUA VIDA ESPIRITUAL...
VESTIR BRANCO É UM ORGULHO
É SER FILHO DE OXALÁ, É SER PURO DE ALMA DIANTE DO ORIXÁ.

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